3 motivos para você participar de pesquisas de mercado

No dia a dia, é comum receber links com pedidos para preencher pesquisas dos mais diversos temas, desde sua satisfação após pedir uma comida por aplicativo até aquele formulário de trabalho de conclusão de curso dos estudantes. A realidade é que pesquisas participam do nosso cotidiano com uma frequência muito maior do que imaginamos, mas nem sempre damos a devida importância a essa participação ou percebemos que estamos fornecendo dados valiosos.

Afinal, é através de um estudo do cenário atual que possibilita empresas conhecerem o contexto em que você e o mercado se encontram. Por isso, as pesquisas são tão importantes!

Com o objetivo de analisar tendências, encontrar oportunidades e buscar novas soluções, as informações que são coletadas serão processadas, analisadas e utilizadas com um objetivo muito maior: a construção do conhecimento, atualização e mudanças no mercado. Sabendo disso, conheça 3 motivos para você participar de pesquisas de mercado e fazer a diferença:

1º Aumente o número de informações disponíveis no mercado.

Diferente de grandes segmentos no mercado brasileiro como o varejo, cosmética, saúde, entre outros bastante relevantes para a economia, a Saúde e Segurança do Trabalho ainda possui poucas informações mercadológicas para uso do setor, principalmente para uso de forma prática e assertiva.

Atualmente, informação é ouro! Estamos vivendo um período de transformação digital em que temos um excesso de dados, porém a qualidade é o grande diferencial que gera destaque para grandes empresas e influenciadores.

Uma pesquisa bem planejada permite ter foco em informações que realmente farão a diferença de maneira profunda. Fornecer seus dados facilita que as empresas te conheçam e ofereçam um atendimento, produtos e serviços muito mais personalizados e qualificados ao que você procura.

2º Suas respostas influenciam o rumo de um setor.

A partir dos dados que fornece às empresas, saiba que você é responsável por definir o rumo daquele setor. Além de otimizar tempo e recursos financeiros sabendo o que é realmente uma dor do mercado, é possível ter uma aproximação e identificação maior com o público.

É a partir dessas informações coletadas que empresas realizam seus planejamentos e criam suas soluções com o objetivo de satisfazer um usuário final, logo expor sua opinião, fornecer feedbacks e ter esses momentos de troca de informações são essenciais e podem fazer grande diferença!

3º Conheça o contexto em que você se encontra.

Saber como anda o mercado em que você atua pode ser um grande diferencial na hora de planejar o crescimento da sua carreira.

Caso seu sonho seja ter seu próprio empreendimento na área, ter acesso ao histórico de pesquisas de mercado proporciona que você avalie melhor a viabilidade do seu negócio, teste novos produtos e serviços, além da possibilidade de explorar novos nichos e inovar.

E se você já atua no mercado, ter uma visão analítica é uma das habilidades mais buscadas no mercado hoje em dia. É com esse olhar para dados que você consegue trazer para a empresa informações estratégicas, realizar a otimização de processos internos e elaborar estratégias mais competitivas. Dessa forma, você se destaca e consegue crescer!

Escrito por:

Antares Pesquisas

antaresquali@antarespesquisas.com.br