6 dicas para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção

É preciso potencializar o recrutamento e seleção no intuito de encontrar profissionais de excelência para atuar na empresa. Este post tem o objetivo de mostrar 6 estratégias para você melhorar o processo de contratação. Ficou interessado? Venha conosco e saiba mais!

1 – Conheça bem a vaga a ser preenchida
Conhecer a vaga e as tarefas que são desempenhadas nela é fundamental para saber que características procurar no candidato. Sabendo as atribuições do cargo, você pode construir um perfil de competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) exigidas para utilizar como referência.

As empresas que investem nessa medida aperfeiçoam seu recrutamento e seleção.

2 – Invista em uma seleção mais humanizada
Uma seleção humanizada envolve muitos requisitos importantes. Ela procura observar melhor as características comportamentais do candidato, como:

  • Proatividade;
  • Flexibilidade;
  • Habilidade de trabalhar em equipe.

A postura do profissional de RH também deve ser humana, motivando o candidato a falar, não fazendo da entrevista um interrogatório.

O recrutamento e seleção humanizado também impulsiona uma avaliação mais global do colaborador e não apenas uma escolha com base em currículos com mais qualificações.

 

3 – Converse sobre experiências anteriores
Conversar sobre conquistas e falhas que a pessoa teve ao longo de outros empregos é uma boa estratégia na seleção.

Este passo é importante para conhecer um pouco mais a forma do candidato de lidar com problemas, o nível de autocrítica, humildade e compreensão do profissional.

Além disso, você poderá observar como a pessoa se relacionava com outros colaboradores e com conflitos dentro do trabalho. Entretanto, para complementar esse processo, é importante buscar as referências do candidato. E de preferência conversar com gestores anteriores antes de fechar a contratação.

 

4 – Procure competências comportamentais
O RH estratégico se destaca por valorizar cada vez mais a construção de uma equipe com variados perfis. A diversidade enriquece o time e possibilita buscar combinar habilidades que estimulem um trabalho mais efetivo.

Além disso, é preciso investir na busca de talentos capazes de trabalhar em equipe, lidar com diferenças, se engajar pelo trabalho e propor soluções inovadoras e criativas.

 

5 – Busque profissionais com valores comuns aos da empresa
Estar em sintonia com a cultura da empresa é fundamental para que o colaborador trabalhe com qualidade e esteja engajado com as atividades. Os profissionais de RH devem conhecer bem os valores da organização, para procurar profissionais que se adaptem bem a eles.

Um colaborador insatisfeito com a postura da empresa se desliga facilmente, assim que surge a primeira oportunidade. Além disso, desacordos desse tipo podem ocasionar conflitos na corporação.

 

6 – Explore as novas tecnologias
O sucesso do processo de recrutamento está muito ligado com a qualidade do seu banco de currículos e fonte de candidatos. Para isso, disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade é um ponto chave no processo.

Um fato que não temos como discordar é que hoje as pessoas, e seus melhores candidatos, passam grande parte do tempo na internet. Especialmente em redes sociais. Por isso, lá deve ser um dos seus canais de comunicação. LinkedIn é uma rede obrigatória para divulgar as suas vagas.

Além da importância dos sistemas de gestão de recrutamento onde você consegue controlar o workflow dos seus processos seletivos e manter um banco de candidatos atualizado e sempre disponível para participar de novos processos.

Afinal, sabemos que aquele talento que, por pouco, não foi contratado é uma ótima opção para a sua próxima vaga.

Escrito por:

Antares Pesquisas

antaresquali@antarespesquisas.com.br