Coleta de Dados Qualitativos

Realizamos Coleta de Dados Qualitativos presencial ou via CAT

A pesquisa de mercado primária é feita internamente, com seus próprios recursos. Isso permite que você adapte sua pesquisa às características dos seus produtos e serviços, fornecendo controle total sobre a qualidade do levantamento.

Os métodos de pesquisa primária incluem:

  • Grupos focais;
  • Entrevistas;
  • Pesquisa por observação (pessoal, vídeos, estudos de caso);
  • Pesquisa de buyer persona;
  • Pesquisa de segmentação de mercado.

A partir desses métodos de pesquisa, você pode coletar dois tipos diferentes de dados:

Qualitativos: são os dados que não são contados ou medidos, o que inclui preferências pessoais, gostos e respostas emocionais. Ou seja, não há um algoritmo ou equação capaz de tirar conclusões desse tipo de informação. Entrevistas e grupos de discussão são exemplos de processos que geram dados qualitativos.

Quantitativos: são os dados gerados a partir de números. Inclui coisas como visualizações de página, resultados de pesquisas e número de seguidores nas redes sociais. É o tipo de dado que pode ser colocado em tabelas e gráficos.

 

Características da Pesquisa Quantitativa

  • A investigação se apoia predominantemente em dados estatísticos:
    – Visa gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística;
    – Tentativa para garantir precisão de resultados;
    – Busca evitar erros de análise e interpretação;
  • Utilização de Pesquisas anteriores e conhecimento teórico para escolha das variáveis;
  • Clareza e objetividade na definição dos construtos são fundamentais;
  • Modelo da Pesquisa é composto por variáveis: dependentes, independentes e intervenientes;
  • Elaboração e o teste de hipóteses é parte central dessa metodologia.

 

Métodos de coleta de dados qualitativos
A coleta de dados qualitativos é de natureza exploratória, implica análise e investigação aprofundada. Os métodos de coleta de dados qualitativos são focados principalmente na obtenção de ideias, raciocínio e motivações; para que seja algo mais aprofundado em termos de pesquisa. Como os dados qualitativos não podem ser medidos, os métodos de coleta de dados que são estruturados de forma limitada são os preferidos.

 

Vantagens dos dados qualitativos

  1. Ajudam na análise aprofundada: os dados qualitativos coletados fornecem aos pesquisadores uma análise aprofundada dos tópicos abordados. Ao coletar dados qualitativos, os pesquisadores tendem a investigar os participantes e podem coletar uma grande quantidade de informações fazendo as perguntas certas. De uma série de perguntas e respostas, os dados coletados são usados ​​para tirar conclusões.
  2. Entender o que os clientes pensam: os dados qualitativos ajudam os pesquisadores de mercado a entender seus clientes. O uso de dados qualitativos dá às empresas uma ideia do motivo pelo qual um cliente comprou um produto. Entender a linguagem do cliente ajuda a pesquisa de mercado a inferir os dados coletados de maneira mais sistemática.
  3. Dados abrangentes: Os dados coletados também podem ser usados ​​para conduzir pesquisas futuras. Como as perguntas para coletar dados qualitativos estão abertas, os entrevistados têm liberdade para expressar suas opiniões; o que permite coletar mais informações.

Escrito por:

Antares Pesquisas

antaresquali@antarespesquisas.com.br